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12º Lição: Manutenção

Manutenção

Nesta lição, você conhecerá quais são as funções do setor de manutenção e qual as funções do setor de manutenção e qual a importância desse setor pata manter a saúde financeira do hotel.
Os hóspedes têm expectativas com relação ao hotel, que devem ser atendidas, como água quente no chuveiro, luzes em perfeito funcionamento, segurança no uso do elevador, equipamentos que funcionem perfeitamente, e assim por diante se essas condições básicas não forem satisfeitas, os hóspedes ficarão insatisfeitos e sua avaliação do hotel será prejudicada. Também a condição geral das áreas comuns, inclusive os arredores do hotel, os lobbies e os corredores contam muito na opinião que o hóspede forma do hotel. Além disso, a manutenção também afeta a lucratividade do hotel.
Para que o hotel permaneça no mesmo patamar em que foi planejado e construído, é preciso que seja feita a manutenção do prédio (áreas internas e externas); dos equipamentos; da parte elétrica e eletrônica; da parte hidráulica; das redes de telefone e internet; dentre outros
A manutenção visa obter do equipamento o máximo de sua capacidade produtiva e do investimento feito nele. Se não for feita a manutenção, ocorrem falhas nos serviços prestados aos hóspedes, há diminuição da vida útil dos equipamentos, podem ocorrer acidentes e também danos à imagem do hotel (PETROCCHI, 2002).
O setor de manutenção pode estar subordinado ao setor de controle (controladoria). O chefe da manutenção é quem gerencia esse setor do hotel.
A manutenção pode ser preventiva ou corretiva.
A manutenção preventiva pode evitar ao máximo os consertos, que, de alguma forma, afetam os hóspedes. Também pode reduzir os gastos, consistindo em economia a longo prazo.
Faz parte da manutenção preventiva a elaboração de listas de checagem Cada setor do hotel e analisado e são listadas todas as intervenções necessárias. Com os dados, é feito um programa de manutenção, classificando as verificações das mais urgentes para as menos urgentes, fazendo-se um cronograma para as ações de manutenção.
No departamento de governanta, antes de liberar um apartamento a supervisora deve verificar o estado geral das instalações, portas, janelas e cortinas, além do funcionamento dos equipamentos, das lâmpadas, torneiras, descarga do vaso sanitário, televisão, som, telefone etc. Isso deve ser feito em todos os setores do hotel .
A manutenção corretiva é feita toda vez que equipamento apresentar um defeito. Mesmo que se faça uma boa manutenção preventiva, não se elimina a possibilidade de ocorrem consertos nas instalações, nos equipamentos e móveis.
Quando há necessidade de consertar alguma coisa, ê enviada uma Solicitação de Serviços para o Setor de. Na maioria das vezes, essa solicitação vem da Governança ou da Recepção.
Sistema de compras e gerenciamento de estoques-9
Sistema de compras e gerenciamento de estoques-10
Para realizar alguns tipos de reparos, pode ser necessário terceirizar o serviço de manutenção, como, por exemplo, para reparos no elevador e nas centrais de refrigeração. Em hotéis de pequeno porte, geralmente, não à necessidade de ter uma equipe própria de manutenção, sendo justificável a contratação de serviços terceirizados.
11.1. Controles
O setor de manutenção deve exercer o controle sobre:
-materiais e ferramentas retirados pelos funcionários;

-serviço de manutenção executado pelos funcionários;
-custo de manutenção por equipamento;
-assistência fornecida por empresas especializadas;
-todos os serviços executados pelo setor

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